sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tenho nojo deste "evangelho"!

Compartilho com todos esse texto do cantor Lucas Souza. A indignação dele é a mesma minha. E espero que seja a de todos que fundamentam sua esperança no Evangelho (esse sim, com inicial maiúscula) da cruz.
::::::::::::::::

Morris Cerullo, ainda vives?

Estava vendo uns vídeos no Youtube, quando me deparei com um vídeo do programa do Sr. Silas Malafaia, que andou importando um gringo bom de lábia, das antigas, chamado Morris Cerullo, que pensei já ter morrido há tempos, para turbinar as finanças de seu caríssimo programa. Digo caríssimo já que metade do tempo ele passa pedindo dinheiro e a outra metade descendo a lenha nuns personagens, algumas vezes com razão é fato, mas razão até um jumento tem nas suas queixas, e ter razão nem sempre pode ser a razão, não é mesmo?

O fato é que nunca usei esse blog para expor minha indignação abertamente, citando nomes, mas não posso deixar de me posicionar agora que a coisa chegou ao cúmulo do tragicômico absurdo no teatro desses que se dizem evangélicos. Cansei de dizer “sou evangélico” e ter que ser associado a esses senhores da lei, que andam curvados não pelo cansaço da idade ou pelo árduo trabalho de uma vida, mas pelos bolsos entupidos de moedas de ouro, tais quais as de Judas, pobre coitado, que pediu tão pouco. Fosse Jesus nascido nesse nosso século, um desses espertalhões o teriam vendido por no mínimo alguns bilhões de dólares, sem declarar, é claro, lavando tudo “santamente” no caixa 2 da santíssima igreja com i minúsculo. Como não quero ser associado a eles, mesmo que às vezes o seja pelo suposto vínculo de fé, quero deixar aqui bem clara a minha posição. Não tenho parte com estes tais!

Há uns 13 anos atrás, calculo eu, talvez 14, estávamos no Rio de Janeiro, no Rio Centro, participando de uma conferência da Associação dos Homens de Negócio do Evangelho Pleno, a mesma freqüentávamos anualmente pelo fato de passarem por lá pessoas que considerávamos dignas de serem ouvidas. Havia lá a conferência principal, para os adultos, e a secundária, para os jovens, onde tocavam ministros como Carlinhos Felix e Fernanda Brum, que não era nem um pouco conhecida naquele tempo, porém desde então muito simpática, dentre outros ministros. Aos meus olhos de adolescente, o encontrão de jovens era demais, animadíssimo, não perdíamos nenhum. Entretanto, certo dia, após acabar cedo a programação, segui para a reunião dos adultos, onde o chamado culto perdurava, para encontrar com meus pais. E sobre o palco estava esse tal senhor, o Morris Cerullo. Lá ele fazia o mesmo que faz no vídeo abaixo exposto, e havia multidões indo à frente com cifras inacreditáveis. Até eu que não tinha um tostão furado me senti pressionado ao ver irem à frente, em fila indiana, primeiro os que dariam 100 mil, depois os que dariam 50 mil, depois os que dariam 25, e 10 e 5, até que vi minha mãe fazer um cheque de R$1.500,00 reais e perguntei pra mim mesmo,“Você está ficando louca? Não vê que esse homem está roubando todo mundo aqui com esse papo de prosperidade?”, e pra ela eu disse, “mãe, não acredito que você vai dar esse cheque! Você acredita mesmo nisso?”, e até hoje não acredito que ela deu o cheque, acreditando que Deus multiplicaria aquilo por um múltiplo de 100, conforme aquele senhor prometia, distorcendo uma quantidade inacreditável de textos bíblicos para arrancar alguns milhões naquela noite, dizendo que a prova do que ele dizia eram as mansões que ele tinha, o avião, os carros de luxo, por já tanto haver semeado. E o que faltou àquele povo entender era uma questão simples de lógica. Se qualquer um ali pregasse semanalmente tal absurdo, usurpando tamanha soma de dinheiro, qualquer um poderia ter o avião, a casa e o carro que quisesse. Outros anos depois conversei com minha amada mãe sobre este episódio, e rimos um riso triste ao lembrar daquele dia. Ela admitiu seu engano e eu reprisei minha certeza, minha real humanidade de saber ser absolutamente impossível negociar com a Graça de Jesus.

Sinceramente, poderia levar para a Bíblia, como já fiz em outros textos aqui, e mostrar que não existe barganha a ser feita com Deus. A história de Jó bastaria para prová-lo. Mas se não for isso o suficiente, use da lógica e do bom senso que Deus lhe deu: se todo pobre que já ofertou nessa nação tivesse recebido tudo que esses caras prometem, nós seríamos o país mais próspero do mundo, o primeiro a subir de uma pobreza completa para uma riqueza absoluta, tento em vista que em poucos outros lugares tem tanta gente pobre (e rica) dando dinheiro – de boa fé e também por pura ganância – para um bando de aproveitadores que usufruem do título de pastor – que ao invés de título deveria ser função, coisas que poucos fazem – em busca de construir seus impérios. E tudo em nome de Deus! Fico impressionado com a oratória desses senhores, com a coragem que tem em dizer que tudo isso é Vontade e Palavra, de como é enorme a sedução que estes argumentos proporcionam às massas ansiosas pela classe média.

Enfim, se Morris Cerullo é profeta, Jeremias esqueceu-se de onde enterrou sua “cueca”, e Israel não pôde saber de suas vergonhas. Quem ainda tem ouvidos, espero que consiga ouvir.

Cerullo, por favor, arrume as malas e volte pro lugar de onde vieste. Por lá, poucos ainda lhe dão ouvidos. E, se for possível, leve consigo a Mala que lhe convidou pra cá, por favor!

Indignado com as vozes que percorrem essa nação,
Lucas
11/09/2009
::::::::::::::::::::::
Este é o "evangelho" que está circulando faceiro por aí:


E este abaixo está mais difícil de ver e ouvir ultimamente. Escolha:

[jb]

3 comentários:

Jason disse...

Concordo!concordo!concordo!

Danilo Fernandes disse...

Aê Jotabê! Eu também! Esta gente esta a serviço da maldade!

Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/

Anônimo disse...

Mostra isso pro Boeira.Ela não é fã do amadíssimo Sr.Malafaia ?..